Verificações regulares para fazer em sua bicicleta

Faça essas verificações básicas de vez em quando, e assim você saberá que sua bicicleta está em boas condições de funcionamento.

Pneus – Precione os pneus com força com o polegar, se são muito difíceis de amassar, é perfeito. Se você consegue, o mais seguro é encher. A pressão ideal do pneu geralmente está impressa na lateral do pneu.
Substitua os pneus se a banda de rodagem estiver gasta ou se você vir fendas, rachaduras ou rasgos nas laterais.

Freios –  As pastilhas de freio devem ter mais de 3 mm de espessura e devem tocar o aro da roda totalmente quando as alavancas são pressionadas até a metade. Se você tiver que apertar totalmente, os cabos do freio precisam ser apertados. As vezes os cabos de freio estão desgastados e precisam ser substituídos, fique atento.

Freios a disco – verifique sempre se os freios estão funcionando antes de andar. Se a alavanca do freio parecer esponjosa, pode ser hora de trocar o fluido hidráulico.

Engrenagens e corrente – Mudanças de marcha desajeitadas tornam mais difícil manter o controle enquanto você dirige. Teste as mudanças de marcha em casa – para isso levante a roda traseira e gire os pedais enquanto muda de marcha.
Mantenha a corrente sempre lubrificada, para a lubrificação, compre uma lata de lubrificante de corrente, vire a bicicleta de cabeça para baixo, use um pano velho para remover a sujeira. Aplique uma leve camada de lubrificante para correntes enquanto gira lentamente os pedais, limpe o excesso de lubrificante com um pano limpo.

Rodas – Vire a bicicleta de cabeça para baixo e verifique se as duas rodas estão firmemente presas ao quadro. Gire as rodas e elas não devem ter oscilação lateral, se balançarem, você precisa levá-la para arrumar.
Verifique as alavancas de liberação das rodas e no assento, geralmente fecham totalmente com 180 graus e começam a ficar solto a partir dos 90 graus. Feche-os completamente.

Lidar com barras e quadro – Fique sobre a roda dianteira e segure-a com firmeza entre as pernas, depois tente virar o guidão com firmeza. Se você conseguir torcer o guidão para fora do lugar, será necessário apertar os parafusos da haste do guidão com uma chave Allen .
Inspecione o quadro em busca de rachaduras, especialmente em bicicletas mais antigas. Se você encontrar uma rachadura, não ande.

Capacete – Você deve usar um capacete aprovado pelo padrão de segurança, verifique se tem o adesivo de aprovação. O capacete deve estar reto, a frente deve ficar a dois dedos acima das sobrancelhas.
Se houver algum dano na correia ou rachaduras na carcaça, jogue fora e compre um novo.

Vídeos de manutenção de bicicletas – Auckland Transport

Como remover e colocar uma roda.

Como substituir uma câmara de pneu.

Como colocar um capacete de bicicleta.

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