Como obter seu TAX RETURN? Tenho direito?

Se você trabalhou na Nova Zelândia, foi descontado um imposto em seu salário. Sendo assim, no final do ano fiscal (sempre no final de março) você pode verificar se poderá receber uma parte deste imposto de volta – seu Tax Return. Na verdade é um reembolso do imposto pago, dinheiro que você legitimamente ganhou, mas por diversas razões, você acabou pagando impostos a mais.

O valor de reembolso vai depender de quanto você ganhou durante o ano e quanto pagou, já que o imposto cobrado é progressivo ao valor recebido, ou seja, quanto maior o seu salário, maior o desconto. No final do ano fiscal (1 de Abril à 31 de Março) todos os valores recebidos são somados e então é verificado em qual alíquota o contribuinte irá entrar – Basicamente é a mesma coisa que o Imposto de Renda no Brasil.

Atualmente (2020) existe 4 taxas que vão de 10,5% a 33% do salário, você pode consultar dados atualizados na Calculadora no site do IRD.

Importante saber que você também poderá receber o reembolso de imposto se morar e trabalhar no país por pelo menos 6 meses no último ano fiscal. Para verificar, acesse e faça o login no MyIR, caso não tenha crie um novo login. Quando logar no sistema, você terá acesso a todos os depósitos realizados pelo seu empregador. Poderá ver informações sobre sua conta, incluindo seus ganhos e impostos pagos.

O sistema de imposto de renda da Nova Zelândia é automático, ou seja, no final do ano fiscal eles entrão em contato com você, por isso sempre deixe suas informações atualizadas no site do IRD. Entenda mais sobre esse processo:

Quando o reembolso é automático?

Reembolso ou sobretaxa de imposto?

Como é o reembolso de imposto?

Reembolso de custos trabalhistas

Deixando a Nova Zelândia antes do fim do ano fiscal

 

Quando reembolso é automático?


Seu reembolso será automático e você não precisará fazer nada se sua renda for de:

  • emprego fixo (salário);
  • investimentos (como juros ou dividendos abaixo de NZD 200 de depósitos bancários ou poupança);
  • um benefício de esquema de ações para funcionários em que o imposto já foi deduzido;
  • pagamentos agendados;
  • benefícios comprovados de renda;
  • distribuições de autoridade maori tributáveis;
  • Superannuation da Nova Zelândia (NZ Super).

Se você trabalha por conta própria ou obtém renda de algum lugar não listado acima, é necessário preencher a declaração de imposto individual (IR3), veja mais informações sobre esse imposto no post: Declaração de imposto de renda.

 

Reembolso ou sobretaxa de imposto?


Você pode descobrir o valor dos impostos que devem ser pagos a partir de abril do próximo ano fiscal.
calculadora de impostos, pode o auxíliar a fazer essa conta, você deve apenas indicar o valor total dos ganhos do ano fiscal em que você está interessado – esta  informação é fornecida apenas para sua informação e não é enviada ao IRD.
Você pode comparar o valor recebido com os impostos realmente pagos e verificar se, no seu caso, há um pagamento em excesso ou, inversamente, o valor dos impostos realmente pagos é menor que o necessário.

Para descobrir a quantidade de impostos que foi pago de fato, entre no site do myIR na seção More details guia Earnings information.

 

Como é o reembolso de imposto?


A partir de abril de 2019, o cálculo do valor da restituição ou sobretaxa de imposto é realizado automaticamente com base nas informações que a Inland Revenue possui sobre seus rendimentos e impostos já pagos.

Conforme descrito acima o contribuinte receberá um reembolso ou uma fatura automaticamente.

Verifique se você tem um reembolso

Faça login na Receita Federal  para ver se você tem um reembolso – Verifique se suas informações estão corretas, principalmente seus contatos e sua conta bancária.

 

Como reivindico meu imposto de volta depois que deixo a Nova Zelândia?


Depois de terminar o seu curso na Nova Zelândia e voltar para casa, é possível que você tenha direito a um reembolso de seus impostos.

Existem algumas razões pelas quais você pode receber um reembolso, como trabalhar com o código tributário incorreto e pagar em excesso seus impostos. Ou talvez você tenha começado a trabalhar no meio do ano, mas o IRD presumiu que você estava trabalhando por um ano inteiro, então você estava pagando mais impostos do que deveria.

A boa notícia é que, você tem todo o direito de receber seu dinheiro de volta. Para fazer isso, você pode registrar uma declaração de imposto de renda IR3 quando sair do país permanentemente e, se tiver pago demais, receberá seu dinheiro de volta.

Existe empresas que podem realizar isso para você, um exemplo delas é a mytax.co.nz, entre em contato e verifique com eles. Se você não receber um reembolso, não haverá cobranças.

Deixando a Nova Zelândia antes do fim do ano fiscal

Se você esta deixando a Nova Zelândia antes de terminar o ano fiscal, ainda é possível obter o seu tax return. Contudo, é necessário começar o processo antes de sair do país.

1. Registre-se no MyIR – Isso vai permitir acesso a sua conta no final do ano fiscal, principalmente quando você não estiver mais no país.

2. Complete o formulário IR3 online – verificar nos dados acima informações sobre ele.

3. Você vai precisar comprovar –  seus “payslips” e você precisará ter conta bancária na Nova Zelândia ou em seu país, para poder receber o seu reembolso.

Se ficou com alguma dúvida, é possível contatar o IRD através dos seguintes telefones:

  • +64 3 951 2020 para quem estiver fora da Nova Zelândia;
  • 0800 227 774 na Nova Zelândia.

Clique aqui e veja o Formulário IR3, porem indicamos fazer este processo dentro do seu login do MyIR- importante descrever que esse processo você consegue e eles indicam para fazer online através do seu login no MyIR.

Informações importantes:

Você pode ser questionado se é um Não Residente (Non-residents) – Você sabe o que isso significa? Veja informações no post: Status de residência fiscal.  Se você não esteve na Nova Zelândia e não é residente por um ano inteiro, mas recebeu renda da Nova Zelândia, pode ser necessário o preenchimento do formulário IR3NR.

 

Veja também mais informações sobre imposto de renda no post Declaração de imposto de renda – Income tax.

Tem mais alguma dúvida? Entre em contato conosco.

← Previous news Next news →

Veja Também

5 métodos para transferir dinheiro para o exterior

Veja as principais maneiras de transferir dinheiro.

10 DICAS PARA VIAJAR NA NOVA ZELÂNDIA

Algumas dicas vão fazer toda a diferença quando você estiver explorando esse país maravilhoso!

Currency: NZD : 3.81 BR
kiwisupport.com.br