Curriculum Vitae (CV) na Nova Zelândia

Curriculum Vitae (CV)

O que é um Curriculum Vitae?

O Curriculum Vitae (CV) é um resumo de sua história pessoal, educacional e de trabalho. Ele é projetado para interessar a um potencial empregador em entrevistá-lo.
O estilo do CV pode variar dependendo do estágio em sua vida/carreira, tipo de empregador ou vaga de emprego e se estiver se candidatando em países diferentes. Em geral o estilo de CV na Nova Zelândia é uma combinação de cronológica reversa (data ordenada) e competências.

Na Nova Zelândia, seja qual for o tipo de carreira que pretende seguir, você certamente precisará de um Currículo (CV) e uma carta de apresentação (Cover Letter).

Qual a diferença do Curriculum e a Cover Letter?

A Cover Letter é seu contato inicial com um potencial empregador, normalmente, será o primeiro documentos que o empregador irá ler. Nela é onde você deve mostrar como você pode ‘agregar valor’ à organização, como você corresponde aos requisitos da função. A carta será sua apresentação, enquanto seu curriculum irá mostrar detalhes e um conhecimento mais aprofundado sobre você.

Por onde começar a escrever meu Curriculum?

Faça sua pesquisa para descobrir as necessidades do empregador. Comece com o anúncio de emprego descrição/trabalho e se atente aos principais requisitos. Se você estiver aplicando especulativamente a uma organização, você pode aprender tudo sobre a carreira, indústria e organização. Para algumas áreas de carreira, detalhes de habilidades e qualidades pessoais necessárias podem ser exploradas na seção ‘banco de dados de postos de trabalho’ no site CareersNZ.

1.   Personalize seu CV

Pesquise seu Empregador

* Pesquise a industria e as principais empresas do ramo, estude o mercado e seus concorrentes.
* Pesquise no site da empresa, aproveite as redes sociais como Facebook, Linkedin.
* Tente responder as perguntas: O que eles consideram como importante? quais são seus valores? Quais os tipos de pessoas que trabalham para eles? O que pode interessa-los?

Entenda a Descrição da vaga

Vá através da descrição da vaga e verifique todas as qualificações, competências, experiências e atribuições pessoais. Você precisar ter todos estes pontos em seu CV.
Pense em como suas principais habilidades, experiência, qualificações e atributos pessoais se encaixam no que o empregador está procurando. Priorize a lista e use exemplos de seu trabalho, estudo, trabalho voluntário, envolvimento da comunidade, interesses ou vida pessoal (por exemplo, compromissos familiares) para ilustrar.

Palavras Chaves

Quanto mais habilidades e fatos você fornecer, mais oportunidades você terá para que suas habilidades correspondam às posições disponíveis. Certifique-se de usar as mesmas palavras que o empregador ao descrever suas habilidades e experiência, pois muitas vezes os recrutaroes utilizam um software que procuram por palavras-chave. Por exemplo, se o anúncio diz “excelentes habilidades de pessoas”, seu currículo deve ter um título “habilidades pessoais” e não “habilidades interpessoais” ou “entrar em contato com outras pessoas”.

Impresão

Se você irá imprimir, o papel deve ser de boa qualidade, sem formatação ou gráficos incomuns, com tinta escura em papel branco para facilitar a diferenciação das palavras pelo computador.
Você certeamente será feliz e bem sucedido em sua carreira se você escolher um papel que atenda às suas habilidades, interesses, valores, pontos fortes e personalidade.

2.  Conteúdo do seu CV

Detalhes Pessoais

 Escreva seu nome e endereços residenciais, inclua seu número de telefone celular e endereço de email.

Qualificação Educacional

* Inclua sua qualificação, acompanhado com o nome da instituição e datas de ínicio e término.
* Liste quaisquer outras qualificações ou cursos de treinamento que você tenha completado que seja relevante para a vaga.
* Se você está incluindo qualificações obtidas no exterior, deve incluir uma breve explicação sobre elas, inclusive se elas foram reconhecidas pela New Zealand Qualifications Authority e/ou New Zealand Immigration.
* Mostre as informações em ordem cronológica inversa, ou seja, as informações mais recentes primeiro.

Conquistas

* Mencione os cargos de responsabilidade, podendo ser por exemplo: Representante de classe, capitão ou treinador de uma equipe, ou quaisquer prêmios especiais recebidos.

Experiência de trabalho

* Escreva o cargo, o nome do empregador, a localização e o período de emprego.
* Liste sua posição mais recente e continue em ordem cronológica inversa.
* Forneça uma breve descrição das responsabilidades/tarefas do cargo. Use verbos de ação para descrevê-los.
* Anote as habilidades relevantes que você desenvolveu e conquistas/realizações que você ganhou enquanto trabalhava para cada empregador.
* Coloque sua experiência de trabalho de forma que relacione às atividades do empregador. Anote todos os projetos especiais ou tarefas que você completou e responsabilidades que você teve.

Principais habilidades / competências e atributos

* Identifique as principais habilidades/competências que um empregador está procurando na descrição da posição. Coloque estes como títulos. Use exemplos para ilustrar suas habilidades, experiência e atributos pessoais, dando a um empregador um contexto para entender onde você ganhou ou demonstrou isso. Ordene suas habilidades/competências e atributos por relevância para o trabalho.
* Cuidado para evitar repetir a mesma informação.
* Use o princípio STAR ao escrever uma habilidade ou competência. Isto é, pense em: Uma situação e/ou tarefa que você fez, os passos, a ação que você tomou nessa situação e descreva o resultado. Por exemplo: ‘Pesquisei, preparei e fiz uma apresentação para mais de 50 alunos em um curso de gerenciamento, obtive um feedback positivo do palestrante e colegas de classe, gerando a nova Máxima na materia.

Interesses

* Inclua seus interesses – esportes, grupos culturais, hobbies e trabalho voluntário.
* Os interesses descrevem aspectos de sua personalidade para um empregador e destacam seu desenvolvimento de habilidades relevantes para o local de trabalho (por exemplo, habilidades de equipe ou potencial de liderança). Portanto, coloque informações que sejam interessante para sua vaga/empregador.

Referências

• Liste duas ou três referências, podem ser um empregador anterior, um funcionário da universidade ou um técnico esportivo.
• Suas referências devem conhecê-lo bem o suficiente para apoiá-lo em suas solicitações de emprego.
• Liste os nomes, posição ou relacionamento com você, endereços de e-mail e números de telefone ATUALIZADO, na maioria dos casos, os empregadores entram em contato.

3.   Apresentação

O objetivo do currículo é conseguir uma entrevista. Você terá cerca de 30 segundos do tempo do empregador para causar um impacto. Isso significa que seu currículo deve chamar a atenção do empregador imediatamente.
CVs eficazes são direcionados para o empregador específico para o qual você está enviando. Crie um CV mestre/banco de dados que inclua uma série de habilidades/competências, atributos e experiências, a partir das quais você pode selecionar os exemplos mais relevantes para inclusão em seu currículo para uma determinada posição.

Formato/layout

* Procure ser o mais conciso possível, normalmente 2-3 páginas.
* Use cabeçalhos e subtítulos claramente definidos (negrito) para tornar mais fácil para o empregador encontrar as informações que estão procurando. Mantenha os títulos consistentes em estilo e tamanho de fonte.
* Use uma fonte que pode ser lido facilmente, como Arial, Calibri ou Helvetica.
* Certifique-se de que seu currículo seja digitado e pareça profissional. Use papel branco para imprimir seu currículo, pois a maioria dos empregadores faz cópias de currículos para dar entrevistas a entrevistados.
* Normalmente, os empregadores pedem que os currículos sejam enviados eletronicamente. Verifique se o arquivo está no formato solicitado pelo empregador e se o nome do arquivo inclui seu nome por exemplo. “AdrianaGoisCV.docx” em vez de simplesmente “CV.docx”.
* Sua carta de apresentação e seu currículo são duas metades da única aplicação, portanto, deve haver consistência em seu formato e fonte.
* Acima de tudo, o seu CV deve ter ortografia exata e gramática. Não confie no computador, imprima e verifique sempre o seu CV e carta de apresentação antes de submetê-los.
* Peça a alguém fluente em inglês para fazer uma verificação final – Um pequeno erro pode custar-lhe uma entrevista.

O site  Carreers.govt.nz é um bom lugar para você conseguir mais informações sobre carreira na Nova Zelândia.
Inclusive eles disponibilizam uma ferramenta interativa chamada “CV Builder” – Criador de Currículo que é você consegue criar seu curriculo na planaforma deles já no molde da Nova Zelândia.

Na maioria dos casos, você deve encaminhar juntamente com o CV uma carta de apresentação (Cover Letter) veja clicando no link a seguir informações sobre como elaborar uma Cover Letter no moldes da Nova Zelândia.

Entre em contato conosco e solicite materiais, layouts, modelo de CV e Cover Letter, videos tudo para facilitar e ajuda-lo.

Lembre-se sempre que a Kiwi Suporte está disponível para ajuda-lo a qualquer momento.

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