Modo “Kiwi” de Trabalho
Os Neozelandeses tendem a ser mais flexíveis e informais, nos negócios e na vida. As pessoas raramente são dirigidas pelo respectivo título, o clima é tranquilo, hora-extra é raro e por incrível que parece as pessoas não se importam com o que você esta vestindo. Exite um valor muito grande em seu tempo de lazer, atividades em família, esportes, e envolvimento da comunidade é muito respeitado. Para ter sucesso em um trabalho, você precisa estar ciente das diferenças e preparado para se ajustar à maneira de trabalhar na Nova Zelândia.
Os neozelandeses são conhecidos por superar adversidades e encontrar soluções. É um produto de um histórico pioneiro relativamente recente, quando as pessoas não tinham escolha a não ser fazer as coisas usando quaisquer recursos disponíveis. Isso significava combinar maneiras tradicionais de fazer as coisas com novas idéias.
Uma das habilidades mais requisitadas é a atitude “Can-do”, ou seja, eles valorizam pessoas que pensam de maneira positiva, que mesmo diante da adversidade, pode continuar a fazer o seu melhor, sem se sentir oprimido pela possibilidade de fracasso.
Hoje, se espera que as pessoas pensem e trabalhem de forma independente, porem colaborando e sabendo compartilhar com outras pessoas. Geralmente, espera-se que todos contribuam com idéias e feedback.
Tamanho das Organizações
Algo que tem um grande impacto na maneira particular de trabalhar é o tamanho dos negócios e organizações, até os grandes negócios são pequenos para os padrões internacionais.
Um grande número de empresas da Nova Zelândia tem uma média com menos de 14 funcionários, isso representa cerca da metade do tamanho médio das empresas nos EUA.
As pequenas e médias empresas (SMEs) com menos de 20 funcionários, representam 40% da produção econômica.
Escala menor, maior envolvimento
A menor escala dos negócios afeta a vida profissional de várias maneiras:
- Você fica mais perto das pessoas que tomam as decisões – Uma vantagem comparado com grandes companhias, pois significa que há mais chances de você ser notado e influenciar as coisas.
- Existem menos camadas organizacionais – Qualquer que seja seu papel específico, você tem uma melhor visão geral da organização e do que as outras pessoas estão fazendo. Você também pode se sentir mais envolvido e mais parte da organização, em vez de ser apenas uma pequena engrenagem em uma máquina gigante.
- Empresas menores significam menos especialização – Como resultado, você provavelmente será desafiado a fazer uma variedade maior de coisas relacionadas ao seu papel. Isso lhe dará oportunidades para expandir seu conjunto de habilidades. Mas você precisará ser flexível e preparado na solução de novos desafios.
Se você está começando sua carreira, a Nova Zelândia pode ser um bom começo, fornecendo experiência prática e até oportunidades de gerenciamento que adquire.
Se você é iniciante, esse atributo é avaliado aqui. Se você trouxer experiência em gerenciamento intermediário ou sênior, sua capacidade de ajudar a treinar e mostrar novas técnicas neozelandesas será de grande valor.
Independência
Os neozelandeses são criados para o mundo, existe um senso muito grande de independência. Isso afeta a maneira de gerenciamento que você provavelmente encontrará no trabalho. Por exemplo, nos estágios iniciais, não há problema em pedir orientações mais detalhadas, porem é esperado que você siga com seus próprios pés. Um gerente Kiwi apreciará se você fizer perguntas, porém eles espera que você siga de forma independente.
Status, classificação e hierarquias são menos importantes nos locais de trabalho Kiwi do que em outros lugares. Os gerentes são respeitados pela equipe, mas são vistos como parte da equipe, quase se trata superiores, colegas e clientes pelo nome. Todos são tratados da mesma forma e o julgamento será realizado pela sua capacidade e pelo que você alcança em seu trabalho, em vez de suas qualificações, experiência ou status anteriores.
O local de trabalho também, é considerado informal, provavelmente mais do que você está acostumado. A vestimenta é casual e muitos locais de trabalho têm um ambiente descontraído, quase familiar. Espera-se que todos contribuam com idéias e feedback.
Trabalho em equipe
Como as equipes aqui tendem a ser menores, é muito importante saber lidar com pessoas. As redes e contatos no ambiente de trabalho são muito importantes.
Conversar rapidamente antes de começar o trabalho e se envolver em conversas nos intervalos ajuda você a fazer parte da equipe, cria boas conexões e facilita o trabalho em conjunto.
Veja algumas dicas e um depoimento de uma seguir um vídeo bem interessante de um programa do governo chamado Worktalk:
Caso você não entenda o sotaque Kiwi, não tem problema. Não tenha medo de pedir para as pessoas repetirem. As pessoas na Nova Zelândia são muito amigáveis então não há problema para isso. caso precise solicite um “buddy“.
‘Buddies’ – Peça ao seu empregador que lhe dê um “buddy” – um colega que possa explicar qualquer comportamento que lhe pareça incomum.
Ainda comentando deste programa do governo eles desenvolveram um teste das suas habilidades de comunicação, clique aqui e faça este teste. É muito interessante!
Equilibrando trabalho, vida e família
Trabalhar duro é importante na Nova Zelândia – mas eles também aproveitam muito o tempo fora do trabalho. Os trabalhadores desfrutam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
As empresas geralmente são muito solidários com os funcionários que têm família. Em uma pesquisa realizada pela Comissão de Famílias da Nova Zelândia, quase 90% dos empregadores permite que os entrevistados tire folgas ocasionalmente para eventos especiais envolvendo famílias. Nesta mesma pesquisa, 75% classificaram ter muita flexibilidade em seu trabalho.
Os empregadores acreditam que um equilíbrio ruim pode levar ao estresse, absentismo e baixa produção. A satisfação e motivação no trabalho são aprimoradas quando existe um balanço entre vida profissional e pessoal, os funcionários ficam mais comprometidos e mais assertivo às necessidades da empresa e dos clientes.
Existe um órgão nacional da Nova Zelândia para a diversidade e inclusão no local de trabalho, o chamado “Diversity Works“. Lá você pode encontrar exemplos de como os empregadores se concentram na necessidade de seus funcionários para criar um ambiente de trabalho inclusivo e saudável. Muitas empresas concorrem para um prêmio anual bem conhecido chamado de “Diversity Awards“, existe diversas categorias e a inclusive uma das empresa que ganhou o prêmio Cultural em 2019 foi a Air New Zealand.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Para quem gosta de um video, existe um muito legal da querida Marilia Basso do canal Marrie Por aí que conta a sua experiência e as diferenças que ela sentiu no Brasil e aqui na Nova Zelândia:
Aproveite para dar uma olhada no canal dela, existem várias dicas e muita informação bacana!!
Tem mais alguma dúvida? Entre em contato conosco.
Fonte: Site Governo NewZealandNow
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