Transporte Público Auckland

Transporte Público em Auckland

 A Auckland Transport é responsável por todos os serviços de transporte da região (excluindo rodovias estaduais), de estradas e trilhas a ciclismo, estacionamento e transporte público.
O transporte público está em constante expansão para cobrir toda a extensão da cidade, a rede de transportes de Auckland atende uma demanda de mais de 1.5 milhões de pessoas diariamente.

Para pagar as tarifas dos transportes em Auckland você pode utilizar dinheiro ou o AT HOP card.

O AT HOP card é um cartão inteligente pré-pago reutilizável para viagens em trens, balsas e ônibus que oferece descontos nas tarifas chegando a 20% a 25% do preço normal. Além disso, o usuário consegue economizar ainda mais com passes diários ou mensais. Estudantes, recebem um desconto adicional chegando a até 45% de desconto do valor normal, para ter acesso você pode verificar o passo a passo clicando neste link.

Para pagar a sua viagem com o cartão, você só precisa encostar o seu cartão em uma das leitoras na entrada dos ônibus, estação de trem, ou píer (caso você utilize o ferry) e repetir o procedimento assim que deixar o meio de transporte para poder computar a sua saída.

Toda a viagem é calculada com base em quantas zonas você atravessa (em vez de quantos ônibus ou trens). É considerado uma jornada até 5 viagens em ônibus ou trens, passando o cartão no prazo de 30 minutos após a saída no transporte anterior, completando a viagem dentro de 4 horas.
Quanto mais longe, maior o valor da passagem, a transferência entre ônibus e trem é gratuita no período de 30 minutos – você pode simular entrando neste link.

Os horários dos ônibus e trens estão sempre disponíveis para consultas nos próprios pontos de ônibus, no site oficial e até mesmo no aplicativo, e geralmente são cumpridos a risca. Existe uma forma online que ajuda a planejar seu deslocamento – o Jounery planner.  Projetado para ajudá-lo a encontrar serviços de transporte público de e para o seu destino com base em horários programados, clique neste link e veja como funciona.

Apesar de ser a principal e maior cidade da Nova Zelândia, a maioria das rotas de ônibus em Auckland não são 24 horas. Apenas uma linha especial é liberada na madrugada de Sábado e Domingo justamente para atender as pessoas que ficam até mais tarde em bares, festas e restaurantes, veja as rotas do “Night Bus” neste link.

Você pode comprar o AT HOP card em diversos pontos de vendas pela cidade ou online através do site do Auckland Transport. O valor do cartão é de NZD 10 e a carga mínima é de NZD 5.

Atualmente existe duas opções de cartão:

 

Existem um serviços de ônibus circulares, sendo a maneira mais fácil de se locomover em Auckland. São diferenciados por serem coloridos – basta procurar os ônibus vermelho, verde, âmbar ou azul:

Ônibus CityLink (Centro da cidade)

O CityLink é a maneira mais fácil de percorrer o centro da cidade de Auckland. Ele opera a partir do recém-desenvolvido Wynyard Quarter, ao longo da Queen St, até Karangahape Road e depois volta pela Queen Street.
Todos os ônibus CityLink são vermelhos brilhantes e são fáceis de localizar.
Horários: Segunda a Sexta – A cada 7 a 8 minutos * das 6:00 à meia-noite
                     Fins de semana  e feriados  A cada 10 minutos* 6.20am à meia-noite
* A frequência real pode variar.
Custo – Diferente dos demais a Tarifa máxima em dinheiro é de NZD 1,00 para adultos e com o AT HOP 50c.

Ônibus InnerLink (Centro da cidade)

O InnerLink é a maneira mais fácil de percorrer o centro da cidade de Auckland. Opera da estação ferroviária de Britomart, para Parnell, através de Newmarket, pela Karangahape Rd, Ponsonby Road, passando pelo Victoria Park e depois de volta a Britomart via SkyCity.
Os ônibus são verdes brilhantes.
Horários: Segunda a sexta-feira – a cada 10 a 15 minutos das 6h10 à meia-noite *
                     Fins de semana  e feriados – A  cada 15 minutos das 6h20 à meia-noite *
* A frequência real pode variar.

Ônibus OuterLink (Subúrbios do interior)

O OuterLink é a maneira mais fácil de percorrer os subúrbios da cidade de Auckland. Ele opera a partir da Wellesley Street, passando pelas Universidades, passando por Parnell, Newmarket, Epsom, Balmoral, Mt Eden, St. Lukes, Mt Albert, até a entrada Meola Rd do MOTAT, passando por Westmere, Herne Bay e depois voltando à Wellesley Street.
Os ônibus são âmbar brilhante.
Horários: Segunda a sexta-feira – cada 12 a 15 minutos das 6:00 à meia-noite 
                     Fins de semana  e feriados – cada 15 minutos das 6:00 à meia-noite 
* A frequência real pode variar.

Ônibus TāmakiLink  para viajar  Tāmaki Drive

O TāmakiLink é a maneira mais fácil de ir e vir das Baías Orientais. Opera ao longo da  unidade Tāmaki  de Britomart, até a Spark Arena, a baía de Okahu, a vida marinha Kelly Tarlton’s, a Mission Bay, a praia de Kohimarama, a baía de St Heliers e a Glen Innes.
Os ônibus são azuis brilhantes.

Horários:
Para Britomart: Segunda a sexta-feira
– cada 15 minutos das 5:30 às 23:15* 
                                 Fins de semana  e feriados – cada 15 minutos das 6:00 às 23:15*
De Britomart: Segunda a sexta-feira – cada 15 minutos das 5:30 às 23:15* 
                            Fins de semana  e feriados – cada 15 minutos das 6:40 às 23:15*  (sexta-feira e sábado: 01:00, 02:00, 03:00)
* A frequência real pode variar.

 

Informações adicionais:

← Previous news Next news →

Veja Também

5 métodos para transferir dinheiro para o exterior

Veja as principais maneiras de transferir dinheiro.

10 DICAS PARA VIAJAR NA NOVA ZELÂNDIA

Algumas dicas vão fazer toda a diferença quando você estiver explorando esse país maravilhoso!

Currency: NZD : 3.76 BR
kiwisupport.com.br