Códigos de imposto da Nova Zelândia

Seu código tributário é uma carta que informa ao empregador quanto de imposto a deduzir da sua renda ao longo do ano. Ele é deduzido automaticamente para que você não precise se preocupar em reservar o dinheiro para cobrir uma conta de imposto terrível no final do ano! Tudo o que você precisa fazer é preencher um IR330 e entregá-lo ao seu empregador, e ele fará o resto. Se você tiver vários trabalhos, deverá preencher um desses formulários separadamente para cada um.

Existem todos os tipos de oportunidades de emprego aqui na Nova Zelândia, e esses vários fluxos de renda vêm com códigos muito específicos. O M é o código mais comum, mas existem códigos para pessoas com mais de um emprego, empregos temporários e empregos sazonais.

Cada trabalho ou fonte de renda que você possui requer um código tributário separado. Claro, se você tem apenas um emprego, é menos complicado. Lembre-se de que realmente deseja obter seu código correto, caso contrário, você poderá pagar muito imposto ou muito pouco.

Os principais códigos tributários

Os códigos de impostos primários abaixo são selecionados para sua fonte de renda principal ou mais alta.

M

Você usa um código de imposto M se atender a uma combinação dos seguintes critérios:

  • Você recebe um benefício comprovado de renda;
  • Este trabalho é sua principal ou mais alta fonte de renda;
  • Você é um residente fiscal da Nova Zelândia;
  • É improvável que sua renda anual esteja entre NZD 24.000 e NZD 48.000;
  • Você ou seu parceiro recebem créditos fiscais do Working for Families ou equivalente no exterior ou recebem NZ Super, pensão de veterano ou equivalente no exterior;
  • Você não tem um empréstimo de estudante.

Exemplo: Helen tem um emprego depois da escola em um supermercado. Ela trabalha três horas por dia, cinco dias por semana, com uma renda anual total de NZD 13.000. Este é o único trabalho de Helen, então ela usa o código de imposto M.

M SL

Você usa um código de imposto M SL se atender aos critérios acima e possuir um empréstimo para estudantes.

Exemplo: Helen tem um emprego depois da escola em um supermercado. Ela trabalha três horas por dia, cinco dias por semana, com uma renda anual total de NZD 13.000. Este é o único trabalho de Helen, mas ela tem um empréstimo de estudante e usa o código tributário M SL.

MIM

Os códigos de imposto ME e M têm algumas diferenças distintas e é importante que, se você não tiver certeza sobre os dois códigos diferentes, procure aconselhamento profissional para evitar uma fatura fiscal futura. Você pode usar um código de imposto ME se:

  • Você não recebe um benefício comprovado de renda;
  • Este trabalho é sua principal ou mais alta fonte de renda;
  • Você é um residente fiscal da Nova Zelândia;
  • É provável que sua renda anual esteja entre NZD 24.000 e NZD 48.000;
  • Você e seu parceiro NÃO recebem créditos fiscais do Working for Families ou um equivalente no exterior;
  • Você NÃO recebe Superannuation da Nova Zelândia, pensão de veterano ou equivalente no exterior;
  • Você NÃO tem um empréstimo de estudante;

Exemplo: Mary tem um emprego em um supermercado. Ela trabalha 40 horas por semana com uma renda anual total de aproximadamente NZD 39.000. Mary não tem um parceiro e não recebe nenhum apoio do governo; portanto, ela usa o código de imposto ME.

ME SL

Você usa um código de imposto ME SL se atender aos critérios acima para o código de imposto ME, mas tiver um empréstimo de estudante.

Exemplo: Mary tem um emprego em um supermercado. Ela trabalha 40 horas por semana com uma renda anual total de aproximadamente NZD 39.000. Mary não tem um parceiro e não recebe apoio do governo, mas possui um empréstimo para estudantes e, portanto, usa o código tributário ME SL.

Códigos de imposto secundários

É aqui que as coisas podem ficar um pouco complicadas. Como dissemos antes, se você tem mais de um emprego, precisa de um código de imposto secundário, porque essa renda também precisa ser tributada, mas a uma taxa diferente da sua principal. A taxa do seu imposto secundário depende do valor total de sua renda em todos os seus empregos e de você ter ou não um empréstimo de estudante. Vamos dar uma olhada nos códigos:

SB e SB SL

Você usa um código de imposto SB se sua renda anual de TODOS os trabalhos for inferior a NZD 14.000.

Exemplo: Tom acabou de terminar o ensino médio e está trabalhando em um emprego de meio período no café de sua mãe, ganhando NZD 4.000 anualmente, além de ajudante de cozinha no restaurante de seu irmão, ganhando NZD 6.000 anualmente. Sua renda total para o ano é de NZD 10.000. A fonte de renda mais alta usa um código de imposto acima e a fonte mais baixa usa o código de imposto SB. Se Tom tivesse um empréstimo de estudante, ele usaria o SB SL.

S e S SL

Você usa um código de imposto S se sua renda anual de TODOS os trabalhos estiver entre NZD 14.001 e NZD 48.000.

Exemplo: Brad trabalha em período integral no café de sua mãe por 40 horas por semana, com uma renda anual de NZD 38.000. Brad tem muitas dívidas no cartão de crédito e, para pagá-las mais rapidamente, consegue um segundo emprego em um supermercado que ganha NZD 5.000 anualmente. Sua renda total no ano é de NZD 43.000. A fonte de renda mais alta usa um código de imposto acima e a fonte de renda mais baixa usa o código de imposto S. Se Brad tiver um empréstimo de estudante, ele usaria o S SL.

SH e SH SL

Você usa um código de imposto SH se sua renda anual de TODOS os trabalhos estiver entre NZD 48.001 e NZD 70.000

Exemplo: Sally trabalha em período integral em um armazém por 40 horas por semana, com uma renda anual de NZD 51.000. Sally está economizando para férias e, assim, consegue um segundo emprego em um supermercado, ganhando NZD 12.000 anualmente. Sua renda total no ano é de NZD 63.000. A fonte de renda mais alta usa um código de imposto acima e a fonte mais baixa usa o código de imposto SH. Se Sally tivesse um empréstimo de estudante, ela usaria SH SL.

ST e ST SL

Você usa um código de imposto ST se sua renda anual de TODOS os trabalhos for superior a NZD 70.000.

Exemplo: Matt é um designer gráfico hot shot. Ele ganha NZD 80.000 em sites de criação para grandes empresas. Ele também tem um emprego secundário que gera NZD 6.000 adicionais. Sua renda total no ano é de NZD 86.000. A fonte de renda mais alta usa um código de imposto acima e a fonte mais baixa usa o código de imposto ST. Se Matt tivesse um empréstimo de estudante, ele usaria o ST SL.

Outros códigos tributários

Existem outros códigos tributários bastante particular e realmente se aplicam apenas a trabalhadores temporários, casuais e sazonais.

CAE

Trabalhadores agrícolas casuais, tosquiadores ou galpões se envolvem em trabalhos sazonais casuais diariamente, por até três meses. Eles são tributados pelo sistema PAYE a uma taxa fixa.

EDW

Os trabalhadores do dia da eleição são empregados ocasionalmente imediatamente antes, no ou após o dia da votação. Eles são tributados pelo sistema PAYE a uma taxa fixa.

NSW

Trabalhadores sazonais reconhecidos trabalham sazonalmente nas indústrias de horticultura ou viticultura e são empregados por um empregador registrado na Nova Zelândia sob o Esquema de empregadores sazonais reconhecidos. Eles são tributados pelo sistema PAYE a uma taxa fixa.

WT

Os pagamentos agendados (anteriormente conhecidos como imposto retido na fonte) são especificamente para contratos de trabalho, não para salários ou ordenados. Por exemplo, os pagamentos de reabilitação de serviço pessoal da ACC pagos pela ACC ou por um empregador credenciado são pagamentos agendados.

STC

Um código tributário especial é uma taxa de dedução de imposto elaborada para se adequar às suas circunstâncias individuais. Se você costuma pagar impostos demais ou não o suficiente, por meio dos códigos fiscais regulares, convém solicitar um. Por exemplo, um STC é ideal se você estiver em benefício e trabalhando ao mesmo tempo.

 

 

Informações importantes:

Veja também mais informações sobre imposto de renda no post Declaração de imposto de renda – Income tax return NZ.

Tem mais alguma dúvida? Entre em contato conosco.

← Previous news Next news →

Veja Também

5 métodos para transferir dinheiro para o exterior

Veja as principais maneiras de transferir dinheiro.

10 DICAS PARA VIAJAR NA NOVA ZELÂNDIA

Algumas dicas vão fazer toda a diferença quando você estiver explorando esse país maravilhoso!

Currency: NZD : 3.81 BR
kiwisupport.com.br