Conversão da Carteira de Motorista

Conversão da carteira de motorista do Brasil (Full license)

O processo de conversão de direitos é bastante simples, mas reserve um tempo para fazer uma preparação e estudar o processo em detalhes. Veja aqui a lista de escritórios de representação AA e VTNZ que realizam exames para obtenção ou conversão de licenças.

Indicamos aqui um vídeo bem legal deste processo do canal Out of Office no YouTube:

Será necessário realizar dois testes, um teórico e um prático. Vale a pena preparar-se antecipadamente para ambos os testes. Embora algumas regras sejam parecidas, existem regras especificas no país que são abordadas nos dois testes.

 

Exame Teórico


O teste é realizado em um computador e consiste em 35 perguntas de múltipla escolha. Se você tiver dúvida em alguma questão, você pode pular a pergunta e retornar no final. O tempo máximo para a realização da prova é de 30 minutos e você saberá o resultado assim que terminá-la. Não são permitidos mais de 3 erros!

Você pode se familiarizar com as regras da estrada (Road Code) de diversas formas:

Você precisará de:

  • tempo para estudar
  • formulário de aplicação DL5 preenchido
  • documento de identidade (passaporte) original e cópia
  • carteira de motorista original e tradução por uma agência licenciada (não pode a carteira internacional) e cópias
  • fundos para pagar o teste teórico

No momento da aplicação será realizado um rápido exame oftalmológico e será tirada uma foto para seu novo documento.

Após a aprovação no teste teórico, será emitida uma licença especial com limitações (licença restrita + proibição de dirigir sem acompanhante). A partir deste momento, você não poderá usar seus direitos estrangeiros existentes, mesmo que não tenham passado 12 meses desde a sua última entrada no país.

Clique aqui para checar as condições da sua carteira até a realização do exame prático.

Exame Prático


Os testes práticos de direção foram projetados para avaliar sua capacidade de aplicar seu conhecimento das regras de trânsito e práticas de direção segura.

Depois de se aprovado na prova teórica e receber sua licença restrita, você poderá se inscrever para o teste prático de direção. Isso pode ser feito diretamente onde realizou sua prova ou online.

Ao marcar, você deve escolher o local e a hora para realizar o exameAconselhamos que você escolha a área com a qual está mais familiarizado, na qual se sentirá mais confiante e relaxado. Recomendamos que você dirija pelas ruas do bairro várias vezes, observando as placas, localização de zonas especiais, como escolas. Se você não deseja dirigir no trânsito, escolha o horário entre as 9am ao meio-dia.

Importante: Se você possui uma licença de aprendiz, precisa ser acompanhado por um supervisor ao local de teste, pois não é permitido legalmente dirigir sozinho.

Você deve ir ao exame com um veículo no qual fará o teste, se você não tiver um carro próprio, precisará pedir emprestado, de qualquer forma certifique-se de que o carro tenha:

  • a licença do veículo, o registro e o WOF são válidos (assim como a licença do RUC – para veículos a Diesel)
  • todos os indicadores, luzes de freio, piscas e luz de ré funcionam corretamente
  • os pneus estão calibrados com a mesma pressão, não apresentando desgaste irregular e as rodas parecem intactas
  • os limpadores de pára-brisas funcionam
  • a buzina funciona
  • os espelhos estão na posição correta para você ver atrás do carro quando está sentado no banco do motorista
  • os cintos de segurança estão em boas condições
  • não há danos óbvios ao veículo que possam ser considerados perigosos
  • garantir que o assento do passageiro esteja limpo e arrumado para o oficial de testes se sentar.

Depois de checar todos os pontos, o examinador entra no banco do passageiro da frente de seu carro e, após uma breve introdução sobre o exame, será iniciado o teste. Se você tiver dificuldade para falar ou entender inglês, recomendamos que você leve um intérprete.
A duração total do exame é de 30 minutos – Cerca de 5 a 10 minutos na preparação inicial e conclusão, o tempo restante é de condução, durante o qual o instrutor irá testar todas as suas habilidades de condução seguras, a capacidade de ler placas e responder adequadamente às condições de tráfego.

Após o exame, você será informado sobre o resultado, assim como os erros menores e críticos cometidos.
Se o exame for aprovado, você receberá um comprovante, no qual você deverá andar com ele até que sua carteira de motorista chegue pelo correio.

Você pode aprender mais sobre o processo, requisitos e erros mais comuns no guia oficial e também no canal oficial do youtube – Drive.

O motivo de reprovação mais comum é a verificação do ponto cego. Ao contrário do Brasil, há uma a exigência de verificar não apenas através dos retrovisores, mas também virando a cabeça sobre o ombro na direção apropriada, somente assim eles entendem que a zona “cega” foi totalmente verificada. Para mover a cabeça com facilidade e confiança sem medo de perder o controle da estrada, a maioria das pessoas precisam se acostumar, portanto pratique.

Clique aqui e veja informações importantes e regras de direções diferentes do que estamos acostumados.

Baixe o Informativo 72: Convertendo para uma licença da Nova Zelândia [PDF, 103 KB]

Escreva para a Kiwi Suporte e tive suas dúvida sobre o processo.

← Previous news Next news →

Veja Também

5 métodos para transferir dinheiro para o exterior

Veja as principais maneiras de transferir dinheiro.

10 DICAS PARA VIAJAR NA NOVA ZELÂNDIA

Algumas dicas vão fazer toda a diferença quando você estiver explorando esse país maravilhoso!

Currency: NZD : 3.08 BR
kiwisupport.com.br