Estágio ou Voluntariado?

Os estágios podem ser uma ótima maneira de obter experiência no setor, no entanto, existem certas coisas que você precisa saber antes de se tornar um estagiário. Há muitos estágios duvidosos por aí – aqui estão os detalhes sobre o que constitui um estágio, quais são seus direitos e se você pode esperar ser pago.
O que é um estágio?
Um estágio é uma forma popular e valiosa de ganhar exposição a um campo ou profissão, adquirir habilidades importantes no trabalho, fazer networking com profissionais da área e, em alguns casos, os estágios podem ser o primeiro passo para um emprego permanente. Antes de iniciar um estágio, é importante saber como você é visto pelos olhos da lei e quais são os seus direitos como estagiário, pois existem alguns empregadores que aproveitarão a relação estagiário-empregador.

Quais são os direitos de um estagiário?
Os direitos de um estagiário dependem de você ser classificado como funcionário ou voluntário. “Um funcionário recebe recompensa pelo trabalho realizado (geralmente em forma de ordenado ou salário), mas um voluntário não”, diz Jaenine Badenhorst, Advogada Sênior da Rainey Collins . É importante saber que na Nova Zelândia os estagiários não remunerados são considerados voluntários e não são protegidos pelos direitos dos funcionários, apenas pelos direitos humanos.

Como regra geral, se você for um estagiário não remunerado (também chamado de estagiário voluntário), você não deve fazer um trabalho que seja essencial para o sucesso de uma organização. Badenhorst diz que se você for um estagiário não remunerado, então você realmente só deveria fazer tarefas que promovam seu aprendizado e experiência de trabalho. Se você está realizando tarefas que beneficiam os negócios e desempenhando um papel importante na organização, é provável que deva ser pago.

Os estagiários remunerados têm direitos mínimos, os quais os empregadores não podem contratar, como pagamento de salário mínimo, direito a férias, feriados e intervalos de descanso e refeição. No entanto, Badenhorst diz que os estagiários pagos normalmente precisam ser empregados por seis meses antes de se qualificarem para licença médica, licença por luto ou licença parental.

E a remuneração?
Badenhorst diz que, se um estagiário está fazendo o trabalho de um funcionário, deve haver um entendimento claro sobre a remuneração. “Todos os funcionários devem ter um contrato de trabalho por escrito”, diz ela. “É também uma exigência que a remuneração seja registrada no contrato de trabalho. Não deve haver surpresas. No entanto, um salário mínimo mais baixo pode ser aplicável a um funcionário estagiário. ”

salário mínimo atual na Nova Zelândia é de US $ 18,90 por hora *, mas os empregadores podem pagar 80% menos do que o salário mínimo quando o funcionário tiver 20 anos ou menos e estiver em treinamento para se qualificar para uma ocupação específica (como labor) .

As 3 principais coisas que um estagiário deve fazer antes de começar a trabalhar:

  • Conheça o seu status. Você é classificado como estagiário voluntário versus estagiário funcionário? Diferentes direitos se aplicam.
  • Tenha uma ideia clara sobre suas expectativas. “O que você espera ganhar com o estágio? Seus objetivos serão alcançados? ” pergunta Badenhorst. Vale a pena organizar uma reunião para discutir seus objetivos com seu gerente e conversar sobre como a organização o ajudará a alcançá-los.
  • Converse com o empregador sobre as expectativas dele – isso inclui quais tarefas você deve fazer, com que freqüência e por quanto tempo.

Sinais de um estágio duvidoso
Um estágio duvidoso é aquele em que o empregador usa um estagiário para beneficiar a empresa, mas não o paga por seu trabalho. Nesse caso, você pode contribuir para a lucratividade e o funcionamento diário do negócio, mas não é pago pelo seu trabalho. A regra geral é que se você estiver realizando o trabalho de um funcionário, você deve ser pago.

Os estágios podem ser a chave para desbloquear uma carreira de sucesso no setor escolhido, no entanto, é importante entender se você é visto como um voluntário ou um funcionário aos olhos da lei. Badenhorst acrescenta: “É uma boa ideia ter um entendimento por escrito, mesmo se você for um estagiário voluntário.”

* Atual em maio de 2018.

Fonte: Seek

← Previous news Next news →

Veja Também

5 métodos para transferir dinheiro para o exterior

Veja as principais maneiras de transferir dinheiro.

10 DICAS PARA VIAJAR NA NOVA ZELÂNDIA

Algumas dicas vão fazer toda a diferença quando você estiver explorando esse país maravilhoso!

Currency: NZD : 3.99 BR
kiwisupport.com.br