Sistema educacional na Nova Zelândia
Sistema educacional na Nova Zelândia
O sistema de educação na Nova Zelândia é composto no total por 13 anos.
O nível primário para crianças entre as idades de 5 a 12 anos, e o nível secundário – ou “high school” – para adolescentes entre os 13 aos 18 anos, são obrigatórios no país.
O ensino na Nova Zelândia envolve não apenas educação geral como inglês ou matemática, mas também matérias que ajudam as crianças a se desenvolverem de forma abrangente.
Aulas de música, teatro, robótica, grupos de arte e danças, além de uma enorme seleção de atividades esportivas como rugby, surf, skate, às vezes até cavalgadas. E tudo isso é oferecido nas escolas particulares, como também nas escolas públicas.
Uma característica muito interessante da educação escolar na Nova Zelândia é que as crianças podem começar o nível primário exatamente no dia do seu 5 aniversário! Não sendo necessário esperar pelo fim do ano e início do próximo ano letivo.
A regra das escolas da Nova Zelândia é priorizar a matrícula das crianças de acordo com o endereço de residência.
Se você quiser que seu filho frequente uma escola que esteja localizada em outro bairro é possível, porém a vaga na escola não será garantida.
Na Nova Zelândia existem três tipos de escolas:
- Públicas
- Públicas integradas – baseadas em religião ou culturas
- Escolas particulares
As instituições de ensino públicas aderem ao “Programa Nacional de Educação” então, para cidadãos e residentes, as escolas públicas são gratuitas.
Para os estudantes internacionais receberem o status de estudante local (estudante doméstico), pelo menos um de seus pais precisa ter cidadania, residência ou um visto de trabalho.
Caso os pais não tenham nenhum deste tipo de visto, então a criança é considerada como estudante internacional e os estudos neste caso custam em média NZ$ 12.000 por ano.
As escolas particulares têm seus próprios valores, objetivos e metas. Existem algumas escolas que recebem financiamento parcial do estado, mas são suportadas principalmente às custas das matrículas dos alunos. As escolas privadas desenvolvem seu próprio programa de ensino e não são obrigadas a aderirem ao Programa Nacional de Educação. O custo nessas escolas começa a partir de NZ$ 25.000 por ano.
Mesmo como estudantes domésticos e educação gratuita, espera-se que os pais paguem pequenas taxas por uniformes escolares, livros didáticos e atividades extracurriculares.
Para os estudantes internacionais, aulas adicionais gratuitas de inglês são oferecidas na maioria das escolas, por isso as crianças são aceitas nas escolas mesmo com um nível elementar na língua inglesa.
Pré-escola
A educação pré-escolar não é obrigatória no país, no entanto, cerca de 95% das crianças frequentam jardins de infância e outras instituições pré-escolares.
A partir dos 3, até os 5 anos de idade, uma criança pode ir a um jardim de infância por um período de 20 horas por semana gratuitamente, independentemente do tipo de visto dos pais. O estado subsidia instituições pré-escolares, ajudando assim as famílias presentes no país. Caso a criança precise ficar mais do que 20 horas semanais nas instituições, a hora em um jardim de infância custa em média $13/hora.
Crianças com menos de 3 anos de idade não tem subsidio do governo, mas são aceitas em escolinhas e creches particulares que tem um valor de $180 a $300 por semana.
Na Nova Zelândia, existem cerca de 4.000 pré-escolas licenciadas, que incluem creches, centros educacionais, centros de recreação e grupos de recreação infantil.
Quanto menor a idade, mais fácil é o processo de aprendizagem de uma outra língua, mas apesar do fato que, obviamente, a maioria das instituições pré-escolares leciona somente em inglês, existem programas de adaptação para crianças estrangeiras, além de algumas instituições pré-escolares voltadas para crianças imigrantes e de outras culturas. Você pode encontrar, por exemplo, creches com professores e crianças que falam português além de comunidades específicos em algumas cidades como o “Brasileirinho”.
- Todos os jardim de infância de Auckland – pesquisa online.
- Lollipops – Rede de jardim de infância mais conhecida da Nova Zelândia.
- Rede Kinder Care em todo país.
- BestStart – Rede de jardim de infância.
- Brasileirinho – programa de apoio educacional as crianças brasileiras na Nova Zelândia.
Conclusão do ensino médio fora na Nova Zelândia
Para os estudantes que concluem o segundo grau fora da Nova Zelândia, na maioria das escolas do Brasil, não é possível entrar imediatamente em uma Universidade na Nova Zelândia devido a divergência de grade curricular. Por isso, os estudantes que concluem o segundo-grau fora da Nova Zelândia podem:
- Ter um ano de treinamento profissional em uma Universidade.
- Aplicar para 1 ano de “Foundation Year” na Nova Zelândia.
- Cursar um programa de Diploma em uma Instituição privada da Nova Zelândia, o que permitirá que você obtenha uma educação universitária em 3 anos mesmo para o nível de Bacharel.
Links úteis:
Sistema de saúde público na Nova Zelândia
A maioria dos serviços de saúde na Nova Zelândia são públicos e gratuitos para residentes, cidadãos e portadores de visto de trabalho superiores a 2 anos. Qualquer pessoa que aplique para um visto de estudante é obrigada a apresentar o seguro saúde particular durante toda a estadia na Nova Zelândia, pois não tem direito a saúde pública.
Para agendar consultas com médicos especialistas o processo é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil e você só conseguirá agendar uma consulta com um dermatologista, ginecologista, otorrino entre outros, após passar em consulta com um General Practittioner (ou Clínico Geral). Somente com um encaminhamento do GP é que você poderá agendar sua consulta com um médico especialistas. Qualquer consulta com um GP deve ser paga mesmo por aqueles que tem direito a saúde públicas. Os preços não são tabelados e podem variar de acordo com localidade, reputação e até se você puder se cadastrar na clínica ou não.
A maioria dos remédios só podem ser vendidos com receita médica, somente analgésicos, antigripais e alguns remédios mais simples são vendidos em farmácias e até supermercados, sem a receita.
Para crianças até 12 anos, todas as consultas e medicamentos são totalmente gratuitos incluíndos atendimentos odontológicos.
Existem organizações não governamentais como a “Plunket”, por exemplo, que prestam serviços gratuitos, 24hs por dia e atende crianças a partir de 6 semanas até os 4 anos de idade, dando suporte e informações aos pais sobre crescimento e desenvolvimento da criança.
Geralmente, empresas oferecem como benefício ao empregador a licença maternidade e auxilio a creche.
Por lei a licença é de 18 semanas pagas contínuas, e mais 38 semanas não pagas.
Quer vir para a Nova Zelândia com a sua familia ?
Entre em contato com a Kiwi Education para te ajudar no seu planejamento e a realizar este sonho
Veja também um artigo detalhado sobre os como imigrar para a Nova Zelândia , em nosso site.
Veja Também
Bee Card – Cartão Transporte 9 regiões da NZ
Cartão Transporte 9 regiões da NZ
5 métodos para transferir dinheiro para o exterior
Veja as principais maneiras de transferir dinheiro.
10 DICAS PARA VIAJAR NA NOVA ZELÂNDIA
Algumas dicas vão fazer toda a diferença quando você estiver explorando esse país maravilhoso!