O que fazer se houver um problema no trabalho

A Nova Zelândia é um ótimo lugar para trabalhar, porque é justo e seguro, todos os funcionários têm os mesmos direitos.

Bullying, assédio e discriminação

A Nova Zelândia acredita em justiça e igualdade, é conhecido por receber pessoas de outros países e culturas.

Discriminação

Os empregadores não podem tratá-lo legalmente de maneira diferente de qualquer outra pessoa apenas porque você é um estudante internacional, eles não têm permissão para usar as seguintes coisas contra você:

  • era;
  • nacionalidade;
  • etnia;
  • gênero;
  • orientação sexual;
  • incapacidade;
  • crenças religiosas;
  • Estado civil;
  • situação de emprego;
  • opiniões políticas.

Um local de trabalho deve estar livre de assédio

Se você sentir que está sendo assediado o primeiro passo é conversar com seu empregador, você pode trazer um amigo para obter apoio. Se o problema não for resolvido, você poderá fazer uma reclamação, isso é chamado de queixa pessoal.

Para saber mais, consulte as informações da Employment New Zealand sobre assédio moral, assédio e discriminação.

O assédio moral não é aceitável

O bullying é levado a sério na Nova Zelândia – não é aceitável e você não precisa tolerar isso. O comportamento de bullying inclui um comportamento ofensivo, abusivo, intimidador, malicioso ou insultuoso, não se limita a chefes ou gerentes – isso pode acontecer entre colegas de trabalho, clientes, clientes e visitantes.

O bullying pode incluir:

  • ameaças e intimidação;
  • gritos, gritos ou linguagem abusiva ou gestos;
  • críticas e insultos injustificados;
  • humilhação constante, ridículo e palavras que fazem você se sentir pequeno;
  • ignorando alguém repetidamente;
  • brincadeiras;.

Se você é intimidado ou assediado e se sentir triste ou deprimido, você não precisa sofrer em silêncio. Fale com alguém.

  • Alguns locais de trabalho têm um departamento de recursos humanos, o trabalho deles é garantir que você esteja feliz e seguro no trabalho;
  • Tente falar sobre isso com seus amigos no trabalho;
  • Não deixe de contar também para seus amigos ou familiares para que eles possam ajudá-lo e apoiá-lo.

Se você conversou com o seu empregador e nada mudou, o próximo passo é usar um serviço de mediação gratuito da Employment New Zealand para tentar resolver problemas. Mediação é o local em que uma pessoa independente chamada mediador ajuda a resolver um problema de relacionamento de trabalho em um ambiente semi-formal e confidencial (isso significa que o que você diz é mantido em sigilo e não compartilhado fora da mediação). Um mediador ajudará você e a pessoa que você sente que o intimidaram ou perseguiram a identificar os principais problemas e encontrar possíveis soluções.

Os maus empregadores estão violando a lei

Os empregadores são conhecidos por serem fáceis e gentis, geralmente, você encontrará seu local de trabalho bastante relaxado e um bom lugar para se estar com boas pessoas. Porém, é importante informar que houve alguns casos raros em que os trabalhadores foram explorados por maus empregadores. A exploração pode estar ocorrendo se:

  • seu empregador intimida ou ameaça você;
  • seu passaporte é tirado de você;
  • você está trancado no local de trabalho porque as portas e janelas estão trancadas;
  • você precisa pedir para comer, dormir ou ir ao banheiro;
  • você não tem folga;
  • você não está sendo pago o salário mínimo ou não está sendo pago;
  • seu empregador pede que você lhes dê dinheiro (incluindo pagamentos em dinheiro, pagamentos por seus salários ou pagamentos por impostos).

Nada disso deveria estar acontecendo, seu chefe está explorando você e está infringindo a lei.

Não tenha medo de pedir ajuda se achar que está sendo explorado. A imigração da Nova Zelândia pode ajudá-lo, basta ligar e explicar o que está acontecendo. Se você está preocupado com o fato de não poder explicar o que está acontecendo em inglês, eles têm tradutores que podem falar o seu idioma. Alguns outros orgãos que podem ajudar são o Crimestoppers (uma instituição de caridade independente que ajuda os neozelandeses a combater o crime, fornecendo uma maneira anônima e simples de passar informações às autoridades) e a Inspeção do Trabalho (uma parte do Employment New Zealand que aplica e monitora padrões mínimos de emprego).

Outros problemas

Saúde e segurança

Na Nova Zelândia, os empregadores devem fornecer um local de trabalho seguro, eles precisam seguir as leis de saúde e segurança.

Em alguns trabalhos, talvez você precise usar máquinas ou equipamentos que não estão acostumados, como escadas altas para colher maçãs ou utensílios de cozinha como liquidificadores e espremedores, se você trabalha em um restaurante ou café. Lembre-se, você tem o direito de se sentir seguro no trabalho!
Você deve receber as informações, o treinamento, o equipamento e o conhecimento corretos quando for treinado para o trabalho. Pode haver algumas informações que eles se esqueceram de lhe dizer em seu treinamento, como limpar o liquidificador se você trabalha em um café ou como transportar três pratos por vez, se você é garçonete. Comunicação é tudo! Converse para que eles possam ajudá-lo.

Dica: você pode dizer não a determinados trabalhos se achar que eles são perigosos, basta conversar com seu empregador e dizer o porquê. Eles fornecerão o treinamento adequado para garantir que você faça seu trabalho com segurança.

Comunicação e diferenças culturais

Trabalhar na Nova Zelândia pode ser muito diferente da maneira como as pessoas trabalham de onde você é.

No trabalho, os neozelandeses:

  • esperam que todos sejam tratados da mesma forma, não importa de onde eles são ou que trabalho eles realizam;
  • falar para os empregadores e gestores em um ambiente descontraído e ‘easy-going’;
  • assumir muitas tarefas diferentes sem ser solicitado.

Os neozelandeses também falam rápido, o sotaque Kiwi pode dificultar a compreensão do que as pessoas estão dizendo. Pode demorar um pouco para você se acostumar com a maneira como os neozelandeses falam e as palavras que usam. Confira nosso post sobre o sotaque do Kiwi e aprenda algumas palavras e frases comuns que podem ajudá-lo em seu dia-a-dia.

Dica: Tente fazer amigos no trabalho para pedir ajuda e conselhos, os kiwis são bastante agradáveis ​​e prestativos e, muitas vezes, tornam-se bons amigos das pessoas com quem trabalham.

Como resolver problemas no trabalho

Você deve conversar com seu empregador se sentir intimidação ou assédio ou se precisar de treinamento extra, não há problema em perguntar e na maioria das vezes eles vão querer ajudá-lo.

Dica: Você pode ficar nervoso ao conversar com seu empregador sobre problemas no local de trabalho, isso é completamente normal. Para facilitar, você pode escrever uma lista das coisas sobre as quais deseja falar antes de ter uma reunião.

Se isso não resolver o problema, você pode obter aconselhamento entrando em contato com a Employment New Zealand, que pode ajudá-lo. Se você está preocupado em explicar sua situação em inglês, eles têm tradutores que falam 43 idiomas diferentes.

Veja mais detalhes no post Contratos de trabalho – Leis trabalhistas na NZ – Se você não obtiver esses direitos básicos, seu empregador está infringindo a lei.

Fonte: Site Governo Naumainz.

← Previous news Next news →

Veja Também

Viajando

Ferry entre as Ilhas Norte e Sul da Nova Zelândia.

Tudo o que você precisa saber para pegar o ferry entre as Ilhas Norte e...

Compras DIcas

Compras – Melhores Supermercados e Lojas

Os preços podem variar de lugar para lugar, de temporada para temporada. Veja neste artigo...

Transporte

Transporte Público Queenstown

Na região de Queenstown você consegue ir para qualquer lugar por apenas NZD 2 com o...

Currency: NZD : 3.51 BR
kiwisupport.com.br