Gírias Kiwis

Às vezes, mesmo falantes nativos de inglês têm dificuldade em entender o sotaque da Nova Zelândia! Isso por que os kiwis têm uma maneira única de falar.
Aprenda sobre as gírias da Nova Zelândia e algumas palavras e frases em inglês da Nova Zelândia que ajudarão você a entender melhor essa cultura.

O sotaque neozelandês

O inglês é um dos três idiomas oficiais da Nova Zelândia, junto com o Te Reo Maori (o idioma maori) e a língua de sinais da Nova Zelândia. No entanto, a maneira como falamos inglês soa muito diferente da maneira como é falada nos EUA ou no Reino Unido. Às vezes chamado de “sotaque colonial”, o sotaque da Nova Zelândia é realmente especial, algumas pessoas confundem isso com o sotaque australiano, mas não é exatamente o mesmo – é um pouco mais suave – é baseado no sotaque do sudeste da Inglaterra, de onde vieram muitos dos primeiros colonos europeus na Nova Zelândia. Também temos muitas palavras em inglês que são próprias da NZ e que nem os australianos reconhecem!

Aqui estão algumas coisas que você pode notar sobre a maneira como os kiwis falam inglês:

  • Os kiwis falam rápido!
  • As vogais (os sons que as letras A, E, I, O e U emitem) podem parecer muito diferentes no inglês da Nova Zelândia em comparação com o inglês americano ou o inglês padrão falado no Reino Unido. Por exemplo, a palavra ‘kit’ no inglês da Nova Zelândia soa mais como ‘cut’.
  • O som ‘r’ geralmente é muito suave quando os kiwis falam e às vezes é difícil ouvi-lo! Por exemplo, a palavra ‘fazenda’ soa mais como ‘faahm’. Isso pode ser confuso para quem aprendeu inglês americano, onde o som ‘r’ é muito óbvio.
  • Os kiwis costumam falar com um tom crescente no final de uma frase, fazendo parecer que estão fazendo uma pergunta.
  • Às vezes, um ‘l’ após uma vogal pode soar como um som de vogal – então ‘sentir’ é pronunciado ‘fee-u’.

Se você estiver conversando com alguém e não tiver certeza do que eles estão dizendo, não tenha medo de fazer com que eles se repitam lentamente. Lembre-se, os kiwis são super amigáveis ​​e têm prazer em ajudar. 

Palavras comuns da Nova Zelândia

A gíria do kiwi (kiwi slang) é composta de palavras e frases que foram passadas de geração em geração e, muitas vezes, de diferentes partes do mundo. Não se preocupe – com um pouco de prática, você irá se acostumar.

Aqui estão alguns exemplos de palavras kiwis que você ouvirá:

A bit:  Um pouco (por exemplo, se alguém diz: “Eu só quero um pouco”, significa ‘Eu só quero um pouco’ ou se alguém diz: “Eu me sinto um pouco triste”, significa que eles se sentem ‘um pouco tristes’). Os kiwis usam isso frequentemente.

All good: Tudo bem, não importa.

Bach/crib: casa de férias (na ilha norte, os kiwis costumam usar a palavra ‘bach’ e na ilha sul usam a palavra ‘berço’).

Bro:  ‘Friend’ (‘bro’ é a abreviação de ‘brother‘, mas geralmente é usado no contexto de chamar alguém de amigo).

Buggered / knackered:  Muito cansado.

Chilly bin:  refrigerador portátil para manter alimentos ou bebidas frias durante o verão (os australianos chamam isso de ‘esky’).

Bach/crib: Isso é ótimo, incrível.

Chur: Obrigado.

Eh?:  Kiwis usam muito essa pequena palavra. Parece ‘eh’ ou ‘sim’. Essa palavra geralmente vem no final da frase e pode transformá-la em uma pergunta, por exemplo ‘Está certo, não é?’ significa: ‘Está certo, não está?’

Heaps: muitos, muitos (por exemplo, se alguém lhe oferece um pouco de comida e diz: “Experimente alguns, há montes”, significa que há muito para compartilhar).

Hokey-pokey:  Um sabor favorito de sorvete de Kiwi (definitivamente tente isso enquanto estiver na Nova Zelândia!).

Jandals : chinelos, também conhecidos como ‘thongs’.

Jumper:  ‘Sweater’, também conhecido como pull over.

Kiwi : neozelandeses, também um pássaro nativo.

Mate: Amigo.

No worries: ‘de nada’, não há problema.

Stoked: Super feliz (por exemplo, se você receber uma nota ótima em uma tarefa, poderá dizer aos seus amigos “Estou feliz com a minha nota!”).

Sweet as: Ótimo, bom, ótimo.

Togs: ‘Swimsuit’ – Roupa de banho.

TrampingHiking, caminhadas.

Yeah nah: Sim, mas … (às vezes os kiwis usam essa frase durante uma conversa para preencher o espaço ou dar a eles um tempo para pensar, um pouco como ‘hum’. Ocasionalmente, você ouve alguém dizer “Nah, sim”, o que significa ‘não , mas…’.

You right?: Você está bem? Está tudo bem?.

Frases comuns da Nova Zelândia

Aqui estão algumas frases que você provavelmente ouvirá na Nova Zelândia e o que elas significam:

Everything is good as gold:  Tudo é ótimo (se alguém lhe perguntar “como está tudo?”, Você também pode simplesmente responder “Bom como ouro”).

He is packing a sad:  está chateado, por exemplo ‘Mark is packing a sad’ significa ‘Mark está triste’.

I had a mare last night / I’m having a mare:  tive um mau momento ontem à noite / estou tendo um momento difícil (‘mare‘ vem de ‘pesadelo’).

I’m chokka:  estou cheio (já comi o suficiente), ‘chokka‘ vem de um termo antigo de gíria ‘chokka-block‘, que significa estar cheio.

I’m feeling crook: estou me sentindo mal.

I’m gutted: estou decepcionado.

I’m keen:  estou interessado, quero (por exemplo, você pode dizer “Estou ansioso para ir à praia hoje”).

It’s a cracker of a day:  é um dia bonito (o tempo está adorável).

Let’s hit up Maccas: Vá para (por exemplo, você pode dizer aos seus amigos “Vamos ao McDonald’s”).

Looks a bit sus: Parece um pouco suspeito.

She’s a hard case: ela é engraçada.

That’s a crack up: isso é engraçado, você também pode usá-lo para falar sobre pessoas, por exemplo, ‘he’s a crack up‘ significa ‘ele é engraçado’.

DICAS: Para se acostumar com o sotaque e gíria do Kiwi , você pode ouvir algumas transmissões de rádio. A Nova Zelândia também tem ótimos filmes e programas de TV online. A Rádio Nova Zelândia  e a  NZ On Screen  têm podcasts, programas de rádio, programas de TV e filmes, todos de graça.

Aproveite seus conhecimentos e faça nosso teste clicando aqui neste link.

Fonte: Site Governo Naumainz.

← Previous news Next news →

Veja Também

Viajando

Ferry entre as Ilhas Norte e Sul da Nova Zelândia.

Tudo o que você precisa saber para pegar o ferry entre as Ilhas Norte e...

Compras DIcas

Compras – Melhores Supermercados e Lojas

Os preços podem variar de lugar para lugar, de temporada para temporada. Veja neste artigo...

Transporte

Transporte Público Queenstown

Na região de Queenstown você consegue ir para qualquer lugar por apenas NZD 2 com o...

Currency: NZD : 3.50 BR
kiwisupport.com.br