Trabalhando e estudando

Trabalhar enquanto estuda na Nova Zelândia é uma ótima maneira de obter experiência profissional, fazer novos amigos e ajudar com os custos de vida. Apenas certifique-se de seguir as condições de trabalho no seu visto de estudante e encontrar o equilíbrio certo entre trabalho, estudo e socialização.

Trabalhando enquanto estuda

A maioria das pessoas com visto de estudante pode trabalhar em período parcial enquanto estuda, a permissão para trabalhar durante os estudos depende do programa de estudos que você está fazendo (você pode verificar sua condição em seu eVisa). Alguns alunos podem trabalhar em período integral durante os intervalos semestrais ou feriados, como o período de férias de verão (verifique no seu visto as condições).
Os mestres de estudantes de pesquisa e doutorado não têm limite de horas de trabalho, muitos trabalham em suas áreas de pesquisa.

Se você tem permissão para trabalhar enquanto estuda, só pode trabalhar como funcionário. Isso significa que você precisa trabalhar para outra pessoa que é seu empregador. Você não pode ser um contratado independente , autônomo ou administrar seu próprio negócio.

Lembre-se de que, quando você trabalha na Nova Zelândia, precisa pagar impostos. Saiba mais sobre como ser pago e pagar impostos.
Para verificar quais programas de estudo permitirão que você trabalhe, consulte as informações da  Immigration New Zealand sobre como trabalhar com um visto de estudante. 

Verifique as condições do seu visto  e  fale com a Immigration New Zealand em  caso de dúvidas.

Seguindo as condições do seu visto

Os empregadores são legalmente obrigados a verificar se você pode trabalhar na Nova Zelândia, seu empregador pode usar o Serviço de Verificação  para verificar seu visto.

Se você tiver alguma dúvida sobre as condições do seu visto, você pode entrar em contato diretamente com a Imigração Nova Zelândia  (o link o levará ao número de telefone). Certifique-se de ter tempo e alguns documentos separados:

  • seu número de passaporte
  • seu número de cliente do Immigration New Zealand (veja no seu visto)
  • seu número de inscrição (visto).

Equilibrando trabalho, estudo e vida

Encontrar um bom equilíbrio entre trabalhar, estudar e explorar a Nova Zelândia é realmente importante para aproveitar ao máximo seu tempo aqui. Pense em quantas horas você pode trabalhar por semana e como equilibrar isso com o seu horário de estudo. Lembre-se, você está aqui para ter uma ótima experiência!

Antes de se candidatar a um emprego, pense em:

  • quanto dinheiro você deseja ganhar a cada semana para viver confortavelmente (além das finanças que você já possui – lembre-se que você comprovou para a imigração que você tem dinheiro para viver aqui);
  • quanto tempo livre você tem na sua semana para trabalhar (inclua os finais de semana);
  • como você pode planejar seu trabalho em torno de suas aulas, tarefas e exames para garantir um bom progresso no curso e concluir todos os requisitos do curso, incluindo os requisitos de participação (que é um fator que a Imigração da Nova Zelândia pode considerar se precisar solicitar qualquer visto de estudo);
  • quanto tempo você precisa para outras coisas, como fazer amigos ou explorar a Nova Zelândia;
  • como você gerenciará o estresse de trabalhar e estudar (não é uma tarefa fácil).

Lembre-se de que estudar pode ser estressante, só trabalhe enquanto estiver estudando se puder fazê-lo sem afetar seus objetivos de estudo.

Dica: Lembre-se de que você também deve pagar impostos se estiver trabalhando na Nova Zelândia. Confira nossas informações sobre como  ser pago e pagar impostos  para obter mais detalhes.

Trabalhos que você não pode realizar

Como estudante internacional, existem alguns tipos de trabalho que você não pode fazer.

  • Você não pode trabalhar por si mesmo, deve trabalhar para um empregador. Isso significa que você não pode trabalhar como autonômo, trabalhar por conta própria ou montar seu próprio negócio ou empresa.
  • Você não pode fornecer serviços sexuais, operar uma empresa que fornece serviços sexuais ou investir em um.

Procurando um emprego

A Nova Zelândia possui uma ampla gama de empresas que oferecem trabalho em meio período e casual. As empresas do setor de hospitalidade – bares, cafés e restaurantes – costumam ter prazer em contratar estudantes internacionais e esses empregos geralmente têm horários mais flexíveis, mais fáceis de agendar nos horários das aulas.

Aqui estão algumas opções de trabalho que podem se adequar ao seu horário de estudo:

  • garçonete ou garçom;
  • barman;
  • cozinheiro de café ou restaurante;
  • vendedor em uma loja de varejo (como uma loja de roupas);
  • apanhador de frutas (esses trabalhos costumam ser durante as férias de verão).

Dica: Melhorar o speaking pode ajudar a encontrar um emprego, existem ótimos aplicativos de idiomas que você pode baixar no seu telefone para praticar, como DuolingoMemrise e Busuu.

Encontrar um emprego na Nova Zelândia é mais fácil se você souber onde procurar! Aqui estão alguns dos melhores sites de empregos da Nova Zelândia que podem ajudá-lo:

Niesh

Student Job Search

Carreiras NZ

Seek

Work Here

New Kiwis

Trade Me  (é aqui que muitos Kiwis vão procurar emprego)

Veja mais informações no post Como encontrar um emprego na Nova Zelândia? Veja também como montar um com currículo ou uma boa carta de apresentação.

Você tem direitos como funcionário na Nova Zelândia

Trabalhar na Nova Zelândia deve ser uma experiência excelente e, acima de tudo, segura. Os funcionários têm direitos legais que garantem sua segurança e proteção nos locais em que trabalham. Esses direitos são levados a sério pelo nosso governo, estudantes internacionais têm os mesmos direitos legais que qualquer pessoa que trabalhe na Nova Zelândia, mesmo que não esteja escrita no seu contrato de trabalho .

Antes de começar a se candidatar a empregos, é importante entender que você tem esses direitos e saber quais são eles. Abaixo está um rápido resumo de quais são seus direitos básicos.

Direitos básicos

Como funcionário da Nova Zelândia, você tem o direito de:

  • um contrato de trabalho escrito
  • siga o conselho antes de assinar um contrato de trabalho
  • pelo menos o salário mínimo
  • feriados anuais e públicos pagos
  • definir intervalos para descanso e refeição, com exceções limitadas
  • um local de trabalho seguro
  • emprego livre de discriminação, por exemplo, discriminação baseada na nacionalidade.

Veja mais detalhes no post Contratos de trabalho – Leis trabalhistas na NZ – Se você não obtiver esses direitos básicos, seu empregador está infringindo a lei.

Fonte: Site Governo Naumainz.

← Previous news Next news →

Veja Também

5 métodos para transferir dinheiro para o exterior

Veja as principais maneiras de transferir dinheiro.

10 DICAS PARA VIAJAR NA NOVA ZELÂNDIA

Algumas dicas vão fazer toda a diferença quando você estiver explorando esse país maravilhoso!

Currency: NZD : 3.81 BR
kiwisupport.com.br